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O Poder do Registro de Marca: Protegendo 100% sua Identidade Empresarial no Brasil

Marcas Registradas - ON MARCAS & PATENTES

Marcas Registradas, como obter o registro e ficar 100% seguro?

O registro de marca é um dos pilares fundamentais da propriedade intelectual e uma ferramenta essencial para empresas que desejam proteger sua identidade e diferenciar-se no mercado. No Brasil, o processo de registro de marca é regulamentado pela Lei 9.279/96, conhecida como Lei da Propriedade Industrial, e gerenciado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Neste artigo, exploraremos em detalhes o processo de registro de marca, seus benefícios, desafios e aplicações práticas no cenário empresarial brasileiro.

O que é uma Marca?

Antes de mergulharmos nos detalhes do registro, é crucial entender o que constitui uma marca. De acordo com a legislação brasileira, uma marca é qualquer sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros similares de procedências diversas. Isso pode incluir palavras, símbolos, desenhos, ou até mesmo a combinação desses elementos.

A Importância do Registro de Marca

O registro de marca no INPI confere ao titular o direito exclusivo de uso em todo o território nacional, dentro de sua área de atuação. Essa exclusividade é fundamental por várias razões:

  1. Proteção Legal: Impede que concorrentes utilizem marcas idênticas ou semelhantes que possam confundir o consumidor.
  2. Valor Patrimonial: A marca registrada torna-se um ativo intangível da empresa, podendo ser valorizada ao longo do tempo.
  3. Credibilidade: Transmite seriedade e comprometimento da empresa com sua identidade visual e reputação.
  4. Licenciamento: Permite que a marca seja licenciada para uso por terceiros, gerando receitas adicionais.
  5. Combate à Pirataria: Facilita ações legais contra uso indevido e falsificações.

O Processo de Registro no INPI

O registro de marca no INPI segue um processo estruturado que inclui várias etapas:

  1. Busca Prévia: Embora não obrigatória, é altamente recomendável realizar uma busca no banco de dados do INPI para verificar se já existem marcas semelhantes registradas.
  2. Depósito do Pedido: O pedido pode ser feito diretamente no INPI ou através do sistema e-Marcas na internet.
  3. Publicação: O pedido é publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) para que terceiros possam se opor, se julgarem necessário.
  4. Exame: Um examinador do INPI analisa o pedido, verificando se atende aos requisitos legais e se não há conflito com marcas anteriores.
  5. Deferimento ou Indeferimento: O INPI decide pela concessão ou não do registro.
  6. Expedição do Certificado: Após o pagamento das taxas finais, o certificado de registro é emitido.

Tipos de Marca

A Lei 9.279/96 reconhece diferentes tipos de marcas, cada uma com suas particularidades:

  1. Marca de Produto ou Serviço: Usada para distinguir produtos ou serviços de outros idênticos ou semelhantes.
  2. Marca Coletiva: Identifica produtos ou serviços provenientes de membros de uma determinada entidade.
  3. Marca de Certificação: Atesta a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas.
  4. Marca de Alto Renome: Goza de proteção especial em todos os ramos de atividade (Art. 125 da Lei 9.279/96).
  5. Marca Notoriamente Conhecida: Protegida independentemente de registro no Brasil, conforme o Art. 126 da Lei 9.279/96.

Exemplos Práticos e Aplicações

Para ilustrar a importância e aplicação prática do registro de marca, consideremos alguns exemplos:

Exemplo 1: Pequena Empresa de Tecnologia

Imagine uma startup de tecnologia chamada “TechInova” que desenvolveu um aplicativo inovador de gestão financeira. Ao registrar sua marca, a empresa garante que:

  • Nenhum concorrente poderá usar o nome “TechInova” para produtos ou serviços similares.
  • A empresa pode expandir com segurança para outras regiões do Brasil.
  • Investidores verão o registro como um sinal de maturidade e comprometimento.

Exemplo 2: Rede de Restaurantes

Uma rede de restaurantes de comida saudável chamada “NutriVida” decide registrar não apenas seu nome, mas também seu logotipo distintivo. Isso permite que:

  • A rede abra franquias em todo o país, mantendo sua identidade visual protegida.
  • Os consumidores identifiquem facilmente os restaurantes autênticos da rede.
  • A empresa possa agir legalmente contra imitações que possam surgir.

Exemplo 3: Marca de Moda

Uma estilista lança uma linha de roupas chamada “EcoChic”, focada em moda sustentável. O registro da marca possibilita:

  • A criação de uma identidade forte no mercado de moda sustentável.
  • A expansão para linhas de acessórios e cosméticos sob a mesma marca.
  • Parcerias com outras empresas para uso licenciado da marca em produtos relacionados.

Desafios e Considerações

Apesar dos benefícios, o processo de registro de marca no Brasil apresenta alguns desafios:

  1. Tempo de Processamento: O processo pode levar vários meses ou até anos para ser concluído.
  2. Complexidade Legal: A interpretação correta da Lei 9.279/96 e dos procedimentos do INPI pode ser complexa para leigos.
  3. Oposições: Terceiros podem se opor ao registro, alegando similaridade ou anterioridade.
  4. Manutenção: É necessário usar efetivamente a marca e renovar o registro a cada 10 anos.
  5. Territorialidade: O registro no Brasil não garante proteção automática em outros países.

Estratégias para Proteção Eficaz

Para maximizar a proteção e o valor de uma marca registrada, as empresas podem adotar algumas estratégias:

  1. Registro em Múltiplas Classes: Registrar a marca em diferentes classes de produtos e serviços para ampliar a proteção.
  2. Monitoramento Constante: Acompanhar regularmente o surgimento de marcas similares no mercado.
  3. Uso Consistente: Utilizar a marca de forma consistente e conforme registrada para fortalecer sua distintividade.
  4. Documentação: Manter registros detalhados do uso da marca, incluindo materiais promocionais e faturamento.
  5. Proteção Internacional: Considerar o registro em outros países, especialmente se houver planos de expansão internacional.

O Futuro do Registro de Marcas no Brasil

O cenário de registro de marcas no Brasil está em constante evolução. Algumas tendências e desenvolvimentos futuros incluem:

  1. Digitalização: O INPI continua a modernizar seus sistemas, tornando o processo cada vez mais digital e eficiente.
  2. Inteligência Artificial: Implementação de tecnologias de IA para agilizar buscas e análises de similaridade.
  3. Harmonização Internacional: Esforços para alinhar ainda mais os procedimentos brasileiros com padrões internacionais.
  4. Novas Formas de Marca: Discussões sobre a proteção de marcas não tradicionais, como sons e aromas.
  5. Educação e Conscientização: Aumento nos esforços para educar empreendedores sobre a importância da propriedade intelectual.

O registro de marca no Brasil, regido pela Lei 9.279/96 e administrado pelo INPI, é uma ferramenta poderosa para empresas de todos os tamanhos. Ele não apenas protege a identidade visual e reputação de uma empresa, mas também cria oportunidades de crescimento e valorização.

Embora o processo possa ser desafiador, os benefícios a longo prazo são significativos. Empresas que investem no registro e proteção de suas marcas estão melhor posicionadas para construir uma presença forte e duradoura no mercado brasileiro.

À medida que o cenário empresarial continua a evoluir, a importância do registro de marca só tende a crescer. Empresas que compreendem e aproveitam esse instrumento legal estarão um passo à frente na construção de marcas fortes, reconhecíveis e valiosas no competitivo mercado brasileiro.

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Termos e Condições

Pelo presente instrumento particular, as Partes abaixo, de um lado,

I. ON MARCAS GESTAO DE NEGOCIOS E INTELIGENCIA EM PROPRIEDADE INTELECTUAL – EIRELI, empresa devidamente constituída e validamente existente segundo as leis do Brasil, com sede na RUA PADRE CARLOS NITZKO, 390, REGIÃO DO LAGO 3, CEP 85819-777, Cidade de CASCAVEL, Estado do Paraná, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ) sob o nº 24.886.190/0001-54, (doravante designada “ON MARCAS”), neste ato representada por seus representantes devidamente nomeados; e, de outro lado,

II. PARCEIRA, pessoa jurídica de direito privado, cujos dados cadastrais foram devidamente inseridos na plataforma online da ON MARCAS (“PLATAFORMA”), que aderiu por livre manifestação de vontade ao presente instrumento particular, doravante designada “PARCEIRA”.

CONSIDERANDO QUE:

A. A ON MARCAS é uma empresa de Propriedade Intelectual e possui uma plataforma online que facilita o acesso de clientes ao registro de marcas;

B. A Parceira é uma instituição que não oferece o serviço de propriedade intelectual, mas possui clientes com o perfil desejado pela ON MARCAS interessados na contratação de tal serviço;

C. A Parceira deseja indicar tais clientes interessados na contratação de serviços de registro de marcas, e a ON MARCAS tem interesse na captação de novos clientes, bem como em aumentar sua respectiva rede de contatos, seus negócios e suas operações através de tais indicações, vendas (as “Indicações”) e estabelecimento de parceria entre as Partes (a “Parceria”);

D. As Partes desejam regular os termos e as condições da Parceria e os respectivos direitos e obrigações das Partes no tocante a esta;

ASSIM SENDO, têm as Partes entre si justa e contratada a celebração do presente Contrato de Parceria (o “Contrato”), de acordo com as seguintes cláusulas, termos e condições:

 

    1. Objeto

a. O objeto do presente é a Parceria a ser firmada entre a ON MARCAS e a Parceira, na qual a Parceira realizará as Indicações e vendas, conforme definido no item C do preâmbulo deste Contrato, e fará jus ao recebimento de Comissão, nos termos das cláusulas 5.1 e 5.2 do Contrato, no caso de efetiva contratação de serviço de registro decorrente de tal Indicação. A ON MARCAS poderá, a seu exclusivo critério, contratar com o cliente indicado pela Parceira.

b. Para os fins do cumprimento do disposto na Cláusula 1.A, a Parceira disponibilizará à ON MARCAS as informações cadastrais e de contato de seus clientes objeto da Indicação, de forma que a ON MARCAS tenha acesso direto e pessoal ao potencial cliente e possa negociar e realizar a contratação de serviços.

c. Não obstante o acima disposto, cada Parte será responsável pela relação que mantém ou vier a manter com o referido cliente, conforme o caso, e as decisões que tomarem em virtude e/ou no tocante a esta relação. 

 

    1. Caráter Não Exclusivo

O presente Contrato é celebrado entre as Partes em caráter não exclusivo, sendo as Partes livres para estabelecer parcerias iguais ou semelhantes com quaisquer terceiros.

 

    1. Obrigações das Partes

São obrigações de cada uma das Partes, sem prejuízo de outras específicas previstas neste Contrato, bem como na legislação pertinente:

a. Pautar suas relações pelos princípios de ética, boa-fé e profissionalismo, tomando as medidas necessárias para que sejam atingidos os fins e os objetivos do presente Contrato.

b. Não assumir qualquer obrigação ou despesa em nome ou lugar da outra Parte, salvo se previamente acordado entre as Partes por escrito, sob pena de arcar com as penalidades ou sanções previstas em lei ou neste Contrato.

c. Abster-se de praticar quaisquer atos que possam interferir negativamente na imagem da outra Parte, suas marcas, produtos ou serviços, responsabilizando-se integralmente pelas consequências de qualquer eventual descumprimento.

d. Não utilizar, referir-se ou citar o nome ou logomarca da outra Parte em mensagens de propaganda ou publicidade que não as aprovadas, por escrito, por referida Parte, seja a que título for.

Obrigações da Parceira

São obrigações exclusivas da Parceira, sem prejuízo de outras específicas previstas neste Contrato, bem como na legislação pertinente:

a. Garantir que as informações fornecidas e/ou disponibilizadas à ON MARCAS, principalmente com relação às informações cadastrais e de contato do cliente sejam corretas, atualizadas e adequadas aos fins deste Contrato.

b. Garantir que a utilização das informações fornecidas e/ou disponibilizadas não fira qualquer direito de terceiros, bem como garantir que ao firmar este Contrato ou fornecer e/ou disponibilizar referidas informações não está ferindo direitos de terceiros.

c. Utilizar as ferramentas disponíveis para adequar as Indicações ao público de interesse da ON MARCAS, inclusive obtendo o consentimento de tais clientes antes da efetivação da Indicação.

d. Utilizar todos e quaisquer meios de verificação de veracidade das informações fornecidas pelos clientes interessados na contratação de registro de marcas anteriormente à Indicação, a fim de evitar fraudes na contratação desse serviço.

Obrigações da ON MARCAS

São obrigações exclusivas da ON MARCAS, sem prejuízo de outras específicas previstas neste Contrato, bem como na legislação pertinente:

a. Enviar ao Parceiro, até o 5º dia útil de cada mês, informações sobre o número de contratos efetivamente contratados no mês anterior relativos às Indicações realizadas pela Parceira, bem como o valor e condições de cada um deles (o “Informe Mensal”).

b. Pagar mensalmente a Comissão à Contratada nos termos da Cláusula 4 deste Contrato.

 

 

    1. CONFIDENCIALIDADE – Informações Confidenciais

a. Para fins do presente Contrato, a expressão “Informações Confidenciais” significa toda e qualquer informação que cada Parte tenha acesso em virtude deste Contrato ou àquelas relacionada a cada Parte, suas afiliadas ou qualquer de seus respectivos negócios, atividades, modelos de negócios, planejamentos, estruturas, situação (econômica ou outras), perspectivas e/ou estimativas, que tal parte ou qualquer de suas afiliadas (a “Parte Reveladora”) direta ou indiretamente revele, forneça, comunique ou de outra forma disponibilize para a outra Parte (a “Parte Receptora”), seja verbalmente ou por escrito, em forma eletrônica, textos, desenhos, fotografias, gráficos, projetos, plantas e qualquer outra forma, na pessoa dos administradores, diretores, empregados, parceiros comerciais, advogados, contadores, auditores ou consultores das Partes.

b. Para fins do presente Contrato, não serão consideradas Informações Confidenciais aquelas informações e dados (i) que já eram de domínio público quando da celebração do presente; (ii) que foram divulgadas publicamente por terceiros que não a Parte Receptora; (iii) que foram obtidas legalmente pela Parte Receptora de terceiros que não a Parte Reveladora e que não estejam sujeitos a obrigação de confidencialidade; (iv) que sejam comprovadamente do conhecimento da Parte Receptora por ocasião de sua divulgação pela Parte Reveladora; e/ou (v) cuja divulgação seja exigida por força de solicitação dos poderes públicos ou determinação judicial.

Obrigação de Confidencialidade

c. Cada Parte Receptora obriga-se a manter em sigilo toda e qualquer Informação Confidencial recebida ou obtida da Parte Reveladora e a fazer uso delas com a única finalidade do cumprimento deste Contrato.

d. Todas as Informações Confidenciais permanecerão como propriedade exclusiva da Parte Reveladora, e a Parte Receptora de tais informações não terá nenhum direito, título ou interesse, por licença ou de outra forma, para usar as Informações Confidenciais, exceto conforme expressamente previsto neste Contrato

e. Não obstante o término do presente Contrato, por qualquer motivo, a Parte Receptora deverá observar as obrigações de confidencialidade previstas neste Contrato por um prazo de 5 (cinco) anos contados da data do término do presente.

f. A Parte Receptora obriga-se a indenizar a Parte Divulgadora por quaisquer perdas e danos diretos (excluídos os lucros cessantes), incluindo despesas e honorários advocatícios, devidamente comprovados em juízo decorrentes do descumprimento, por si ou por seus Representantes, de qualquer das cláusulas deste Contrato. Sem prejuízo da obrigação de indenização acima, caso a Parte Receptora venha a violar as disposições do presente contrato, estará sujeita ao pagamento de multa não compensatória de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por violação à Parte Divulgadora.

 

 

    1. REMUNERAÇÃO E PAGAMENTO – Comissão

Em razão da Parceria, a ON MARCAS pagará à Parceira comissão correspondente para os dois tipos de indicações existentes na parceria:

5.1 Indicação simples de potencial cliente através da transferência de informações do mesmo ao consultor de vendas da ON MARCAS para negociação e fechamento de contrato: Pagamento de 10% (dez por cento) sobre o valor total do contrato na quitação do seu valor integral em qualquer uma das formas de pagamento informada no site ON MARCAS;

5.2 Realização da venda através do fechamento de contrato direto na plataforma online ON MARCAS com inclusão do seu número de cadastro junto ao pedido aprovado pelo cliente e pagamento efetivado através de uma das opções disponibilizadas na plataforma: Pagamento de 20% (vinte por cento) do valor total de cada contratado efetivamente contratado.

5.3 O Parceiro não se envolve com recebimentos de valores em espécie e não está autorizado a receber qualquer valor monetário, ou dar recibo em nome da ON MARCAS . Todo e qualquer valor relativo aos serviços contratados pelos indicados da Parceira devem ser quitados diretamente na ON MARCAS através de uma das formas disponíveis na plataforma online.

5.4 A compra realizada On Line se cancelada deve observar o prazo legal de 7 (sete) dias, sendo tal contrato excluído das comissões a serem pagas à Parceira.

 

    1. Tributos

As Partes concordam que a Comissão já contempla todos os tributos a ela inerente, não havendo, portanto, incidências tributárias e demais encargos similares à serem pagos pela ON MARCAS ao Parceiro. Todas as responsabilidades decorrentes de quaisquer tributos, existentes ou que venham a ser criados, correrão por conta exclusiva da Parceira. Cada Parte efetuará a retenção e o recolhimento dos tributos que, de acordo com a legislação em vigor, seja a ela atribuída a responsabilidade por tal obrigação. 

 

    1. Forma de Pagamento

a. A ON MARCAS realizará o pagamento da Comissão ao Parceiro no dia 10 do mês subsequente a quitação do contrato pelo cliente . Para que o pagamento ocorra na da data indicada, a ON MARCAS deverá receber a nota fiscal da Parceira com, pelo menos, 5 (cinco) dias de antecedência da data do efetivo pagamento.

b. O pagamento será efetuado mediante crédito na conta corrente da Parceira. A confirmação eletrônica do depósito do pagamento na conta bancária da Parceira, nos termos desta Cláusula, representará, por si só, uma declaração expressa de outorga por parte da Parceira à ON MARCAS de quitação do pagamento pela indicação. 

 

    1. Direito de Retenção

ON MARCAS poderá reter toda e qualquer Comissão devida à Parceira, caso seja devido qualquer valor pela Parceira à ON MARCAS, incluindo a hipótese prevista na Cláusula 9 abaixo.

 

    1. Direito de Compensação

A Parceira autoriza a ON MARCAS a compensar todo e qualquer valor devido pela Parceira no âmbito deste Contrato com os valores devidos a título de Comissão à Parceira.

 

 

    1. PRAZO DE VIGÊNCIA

Este Contrato entrará em vigor na presente data e vigerá por prazo indeterminado.

 

 

    1. RESCISÃO

11.1 Rescisão Imotivada

O presente Contrato poderá ser rescindido unilateralmente por qualquer das Partes, sem justa causa, mediante comunicação por escrito à outra Parte, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, sem a incidência de quaisquer penalidades, ônus ou encargos.

11.2 Rescisão Por Justa Causa

ON MARCAS poderá rescindir o presente Contrato, sem aviso prévio, no caso de constatação, após apuração interna, de práticas irregulares da Parceira que tenham como finalidade angariar vantagens indevidas e contrárias aos objetivos desse Contrato.

 

 

    1. RESSARCIMENTO EM CASO DE FRAUDE

A Parceira concorda em devolver à ON MARCAS, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, toda e qualquer Comissão paga pela ON MARCAS à Parceira, caso seja verificada, a qualquer tempo, fraude na contratação de qualquer serviço de registro decorrente da Indicação.

 

 

    1. DISPOSIÇÕES GERAIS

Independência das Disposições

Caso qualquer uma ou mais das disposições contidas neste Contrato por qualquer motivo sejam consideradas inválidas ou inexequíveis em qualquer aspecto nos termos da lei, tal invalidade ou inexequibilidade não afetará nenhuma outra disposição deste Contrato, mas este Contrato será interpretado como se tal(is) disposição(ões) nunca tivessem feito parte deste instrumento, ficando ressalvado que a supressão de tal(is) disposição(ões) não alterará de forma substancial o ônus ou benefício de qualquer das Partes nos termos deste Contrato

 

    1. Cessão e Transferência

Nenhuma das Partes poderá ceder, dar em garantia ou transferir a terceiros, no todo ou em parte, os direitos e obrigações oriundos do presente Contrato, salvo com a prévia anuência da outra Parte. Ressalva-se, entretanto, o direito da ON MARCAS de ceder ou transferir os direitos e obrigações do presente Contrato a empresas pertencentes a seu grupo econômico. Será nula a cessão efetuada em desacordo com esta Cláusula, não produzindo esta cessão quaisquer efeitos.

 

    1. Despesas

As Partes arcarão com as despesas inerentes aos procedimentos necessários ao cumprimento das respectivas obrigações e com o pagamento dos profissionais ou empresas contratadas por elas.

 

    1. Novação

A tolerância, por uma das Partes, à infração das Cláusulas e disposições contidas neste Contrato, bem como a prática de quaisquer atos ou procedimentos não previstos de forma expressa neste Contrato, será considerada mera liberalidade, não se configurando como precedente ou novação contratual. 

 

    1. Efeito Vinculativo

Este Contrato é celebrado em caráter irrevogável e irretratável, e vincula e obriga as Partes e seus sucessores e cessionários permitidos.

 

    1. Notificações

Quaisquer notificações, pedidos, reclamações, demandas, instruções e outras comunicações a serem efetuadas ou enviadas nos termos do presente por ou para qualquer das Partes serão efetuadas ou enviadas nos termos do presente por ou para qualquer das Partes serão efetuadas por escrito e entregues pessoalmente, enviadas por carta registrada com aviso de recebimento ou transmitidas por meios eletrônicos com confirmação de recebimento.

 

    1. Acordo Integral

Este Contrato constitui o acordo integral entre as Partes no que tange ao seu objeto, substituindo assim todos os acordos anteriores, orais ou escritos, a esse respeito. Assim, as Partes conferem uma à outra a mais completa, rasa, irrevogável e irretratável quitação de quaisquer valores ou outras obrigações que possam decorrer das mencionadas avenças, nada mais tendo a reclamar, seja a que título for. 

 

    1. Ausência de Associação

O presente Contrato reflete o inteiro teor da negociação havida entra as Partes sendo vedada a sua interpretação de sorte a constituir uma sociedade, “Joint Venture” ou qualquer outro tipo de associação, formal ou informal, entre as Partes.

 

    1. Título Executivo

Este Contrato terá força de título executivo na forma da lei, inclusive para a cobrança das obrigações de fazer e pagamentos dispostas neste Contrato.

 

    1. Representação

Cada uma das Partes deste Contrato declara e garante à outra que tem plenos poderes, autoridade e direito, e que tomou todas as medidas necessárias para celebrar e cumprir este Contrato e que as obrigações ora assumidas são legais, válidas, vinculantes e exequíveis, em conformidade com seus termos.

 

    1. Foro

As Partes elegem o foro da Comarca de Cascavel, estado do Paraná como competente para dirimir quaisquer questões, disputas ou controvérsias relacionadas ou oriundas do presente, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

    1. Lei Aplicável

Este Contrato será regido e interpretado de acordo com a legislação brasileira.

 

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA

Declaro para todos os fins de direito, que tomei ciência de todas as regras do presente documento, ressaltando que li e estou de acordo com todas as cláusulas, exclusões, limitações e informações contidas nas condições, contidas neste termo de acordo de parceria, sendo de minha responsabilidade comunicar e treinar nossos funcionários e vendedores a atender os interessados em registro de marcas, oferecendo os serviços de registro conforme divulgado na plataforma online ON MARCAS.

Li e concordo com o(s) termos e condições deste documento.