Para manter não apenas os direitos de marca registrada, mas também outros direitos de propriedade intelectual, é importante realizar o processo de renovação de marcas e patentes para que sua marca continue sendo sua.
Muitos empreendedores quando vão solicitar a renovação do registro, acabam cometendo alguns erros, especialmente no prazo desta renovação.
Para que você não cometa esse erro e perca o prazo de renovação, neste artigo vamos mostrar a você o passo a passo de como fazer esse processo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Acompanhe!
O que pode acontecer caso eu não renove minha marca no INPI?
De acordo com o inciso I do art. 142 da Lei de Propriedade Industrial – LPI, o responsável pela marca deve enviar o protocolo de solicitação da renovação ao longo do último ano vigente do registro.
Ainda assim, o procedimento também pode ser realizado seis meses após o fim do decênio. Se isso não for feito, sua marca será extinta.
Como expira o prazo de renovação do registro da marca?
Segundo a LPI, o registro da marca pode ser utilizado no prazo de 10 anos contados a partir da data de registro. Esse período é prorrogado por limites iguais e sucessíveis, conforme requerimento e pagamento da taxa.
Como explicado, o requerimento de renovação deve ser feito dentro do prazo do último ano de validade do registro ou seis meses após a expiração desse prazo.
Direitos do titular da marca
A obtenção do certificado confirma o direito de uso da marca. Após o registro, o titular tem garantido o pleno reconhecimento e validade em todo o território nacional.
Ainda assim, o titular possui direito em anuir o seu registro, assim como fazer o licenciamento do seu uso perante sua integridade material ou reputação no mercado.
Momento de aprovação do registro da marca
O registro da marca é concluído somente após o responsável pela solicitação efetuar o pagamento referente à primeira década da marca. Após o pagamento ser realizado, o certificado será emitido e entregue ao solicitante.
Desta forma, a marca possui vigência de atuação no prazo de 10 anos contados a partir da publicação de concessão na Revista de Produção Industrial (RPI).
Após o final desse período, se houver interesse por parte do titular da marca em continuar usando-a, deve-se solicitar a renovação da mesma.
O que é o Certificado de Registro?
O certificado de registro de renovação de marcas e patentes trata-se de um comprovante de concessão de registro da marca que, por sua vez, é emitido após o pagamento da taxa de registro da marca.
Neste documento haverá informações como: marca, número e data do registro, nacionalidade, o nome e residência do titular. Também será constado os produtos ou serviços, características do registro bem como a prioridade estrangeira, se houver.
Como o registro é expedido?
Como determinado pela Resolução nº 136/2014, esse certificado de registro de marca, assim como a solicitação da sua segunda via, é expedido em formato digital.
Isto é, sua expedição é feita por meio da assinatura eletrônica criada pela Autoridade Certificadora, de acordo com as normas descritas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).
O titular terá acesso no próprio portal do INPI. O arquivo ficará disponível para download até no prazo de 60 dias contados a partir da data de publicação na RPI.
Afinal: como é feito o processo de renovação de marcas e patentes?
Passo 1: esteja atento ao prazo de solicitação da renovação de marcas e patentes
O pedido de renovação de marcas e patentes deve ser feito pelo titular no último ano de vigência do registro. Se porventura essa solicitação não for efetuada, o titular poderá solicitar a renovação após esse prazo desde que seja em até seis meses.
Passo 2: realize o pagamento da taxa de renovação
Após solicitar a renovação de marcas e patentes, uma guia de pagamento será emitida. O valor é estabelecido na Tabela de Retribuições pelos Serviços do INPI.
Todos os serviços e taxas são pagos através da plataforma do INPI por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida no portal do órgão.
Passo 3: processo para solicitação do pedido
É possível fazer a solicitação da renovação de marcas e patentes no formato eletrônico ou manual, enviando o pedido para a sede do INPI que fica localizada no Rio de Janeiro ou nos representantes do órgão.
Além disso, é possível também enviar o pedido por via postal, em envelope A4, com aviso de recebimento, para o seguinte endereço: Rua Mayrink Veiga, 09,21º andar – Centro do Rio de Janeiro – CEP 20090-910.
Passo 4: Requerimento de inalterabilidade da marca
O responsável titular da marca deve enviar um requerimento, no ato da emissão da GRU, de que sua atividade comercial continua abrangendo os produtos ou serviços informados no registro inicial de renovação de marcas e patentes.
Se porventura houver alterações nas características principais da marca registrada, a renovação estará sujeita a um novo registro.
Passo 5: Expedição do registro
O certificado de renovação de marcas e patentes deferido é emitido somente em formato digital, por meio de assinatura eletrônica fornecida por uma Autoridade Certificadora. Portanto, o acesso ao certificado é realizado através do portal do INPI.
Passo 6: Visualize seu certificado
Só é possível visualizar o certificado caso seja o titular da marca ou seu procurador. Esse processo deve ser feito sob consulta usando o login e senha de acesso à plataforma do e-INPI.
Se o certificado estiver disponível, um ícone para download será apresentado para baixar o arquivo em formato PDF na aba de Expedição do Certificado de Registro.
Contrate a ON Marcas para ajudar você nesse serviço
Contar com a ON Marcas para fazer seu processo de renovação de marcas e patentes é ter total segurança e conforto para continuar com o registro no mercado.
Erros podem ser cometidos, especialmente se você não domina esse processo. Assim, você pode perder o prazo e ter sua marca extinta.
Então, conte com especialistas para te ajudar nesse registro e aproveite para conhecer todos os serviços disponíveis pela nossa empresa.