Após um tempo em decidir que tipo de negócio você vai exercer no mercado e escolher o nome perfeito para sua empresa, é preciso alinhar algumas questões importantes para aplicar suas estratégias comerciais.
Uma dessas questões é o registro. Contudo, há consequências de não registrar uma marca ou patente, afinal, ela pode ser usada por terceiros e, até que se prove o contrário, terá muita dor de cabeça.
Pensando nisso, trouxemos os 6 maiores erros em não obter esse registro — o que pode até mesmo complicar suas estratégias, defasar suas ideias comerciais e se tornar um assunto de processo judicial. Acompanhe!
1. Infringimento de marcas e patentes de outras empresas
Uma das maiores consequências de não registrar uma marca ou patente é seu negócio utilizar uma marca, ou patente usada por terceiros. Isso porque o uso não autorizado pode implicar em processos judiciais, tais como pagamento de indenizações até mesmo a mudança de nome da empresa.
Durante a etapa de registro da marca ou patente, a primeira coisa que deve ser feita pelo dono do negócio é fazer uma pesquisa de mercado para saber se aquela marca há não existe.
Se houver marcas similares, o responsável pela empresa será indicado a fazer a mudança de nome a fim de evitar infrações jurídicas.
2. Perda do direito de uso
Outra consequência de não registrar uma marca ou patente é a perda total do direto de seu uso. Essa determinação está prescrita na Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) que garante a pessoa/empresa que registrar primeiro uma marca terá direito ao uso exclusivo da mesma em todo território brasileiro.
Isso quer dizer que, caso sua empresa esteja atuando há anos no mercado e não obteve seu registro de marca, quando um terceiro efetuar o registro, o direito de uso será deste. Assim, a outra empresa será obrigada a mudar o nome da marca no mercado, o que pode impactar diretamente em seus negócios.
3. Investimento perdido em branding, marketing, propaganda, etc
A marca é a conexão entre empresa e cliente, que, por sua vez, cria-se valor ao mercado para comercializar seu produto ou serviço, entregando sempre uma satisfação positiva e experiente ao consumidor.
É normal que clientes deixem de comprar em determinada empresa para comprar o mesmo produto em outra devido à confiança, embora o preço seja superior ao que estavam acostumados a pagar.
Para tanto, o investimento em marketing, propaganda e até mesmo no branding devem ser pensados estrategicamente e o proprietário da marca deve zelar pelo nome da sua empresa no mercado para ser reconhecida.
Assim, quando não há registro dessa marca, imagine o prejuízo que terá em ter que efetuar a troca do nome porque por alguma razão não quis registrar o seu negócio? Isso é um prejuízo de valor emocional e financeiro. Então, você entende a importância de registrar sua marca?
4. Trazer prejuízo à imagem da empresa
Algum momento você já passou em frente a uma loja e percebeu que ela mudou o nome? Que sensação sentiu?
Empresas que passam por esse tipo de situação quebram todo o laço que construiu com os clientes durante anos. Isso porque a clientela cria uma conexão emocional com as empresas que, de algum modo, se identificam com suas ideologias ou questões sociais.
Seguindo este exemplo, será evidente que, quando uma empresa muda seu nome, clientes deixam de comprar dela. Um rebranding terá que ser efeito e a empresa deve investir maior preparo para explicar aos seus clientes sobre a nova estratégia de mercado até que eles peguem confiança novamente, ou não.
5. Não obter direitos legais sobre o uso da marca
Como dito neste artigo, fazer o registro da sua marca ou patente lhe garante o uso exclusivo sobre ela e evitar que terceiros tome posse de suas ideias. Apesar disso, esse direito mais além do que só registro, isso também inclui o licenciamento da marca para outros negócios.
Para algumas organizações, a marca é o seu maior ativo mais valioso. Fazer esse registro permite ao proprietário, além do uso exclusivo sobre ela, dar acesso a terceiros que utilize o licenciamento por meio de royalties.
Daremos um exemplo: suponhamos que sua marca tenha uma presença forte no mercado na fabricação de pneus. Desta forma, é possível fazer licenciamento para terceiros dando permissão que outros negócios fabricam e comercializem esses pneus com sua marca, lhe dando o pagamento de royalties para essa ação.
6. Sem proteção contra a concorrência
Por fim, o último erro que gera consequências de não registrar uma marca ou patente é estar desprotegido contra a concorrência no mercado. Isso porque seus concorrentes podem usufruir desse descuido para tirar proveito da sua credibilidade e ‘roubar’ sua clientela.
Por exemplo, você faz uma campanha de marketing de determinado produto ou serviço para atrair mais clientes. A concorrência pode muito bem se aproveitar dessa ocasião para criar um produto similar, até mesmo com o mesmo nome.
Caso você tivesse o registro da marca ou patente e seu concorrente tomasse essa medida, ele poderia responder judicialmente esse processo por usar uma marca ou patente que já está em uso no mercado, no caso, a sua.
Pesquisas disponíveis da OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual mostram que mais de 80% das pequenas e médias empresas não registram suas marcas.
As maiores alegações dessas empresas não fazerem esse registro é por ‘falta de tempo’, ‘falta de compreensão do processo de registro’ e ‘custos associados ao mesmo’.
Apesar do registro de marca e patente ser um processo complicado, há especialistas no mercado que podem ajudar você e seu negócio para não sofrer qualquer problema futuro que possa gerar em relação a isso.
A ON Marcas conta com especialistas nesse processo que pode ajudar o seu negócio a ser registrado e estar equiparado diante da lei e com valores acessíveis.
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